Fundo Ver-o-Sol certifica 700 e homenageia empreendedores de sucesso – Ver-o-Sol

Fundo Ver-o-Sol certifica 700 e homenageia empreendedores de sucesso

Ver-o-Sol certifica 700 e homenageia empreendedores de sucesso">53732_136816 (3)

Empreendedores recebem certificado das mãos do Prefeito Zenaldo Coutinho

Os alunos que participaram do curso de Informática Básica e Avançada de junho a dezembro deste ano receberam do Fundo Ver-o-Sol os certificados de conclusão de curso na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (Apanb) nesta segunda-feira,15,. O curso foi realizado em parceria com o Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), o Centro Universitário do Pará (Cesupa) e a Faculdade de Belém (Fabel). Cinco microempreendedores foram homenageados com o título de “Empreendedor de Sucesso”, cujos critérios incluem pontualidade nos pagamentos e expansão do negócio.

O curso de Informática Básica e Avançada é o mais procurado no Fundo Ver-o-Sol, sobretudo por que deseja se recolocar no mercado de trabalho. “Hoje, para conseguir alguma colocação profissional ou mesmo no dia a dia, é preciso ter conhecimentos de informática. Fiz o curso para me qualificar e conseguir uma vaga de emprego”, contou Carlos Augusto de Araújo, de 49 anos, que está desempregado.

Também na ânsia por uma vaga no mercado de trabalho está Paulo Renato Siqueira, 42, que trabalhou durante muitos anos em portaria. “Com esse curso, pretendo ampliar minhas possibilidades porque todas as empresas pedem como pré-requisito os conhecimentos de informática”, ressaltou.

No total, 6.840 alunos participaram do curso este ano. O Ver-o-Sol capacitou 8.017 alunos nos cursos disponibilizados gratuitamente para a população de Belém, a saber: Arranjos Florais, Garçom, Panificação, Serigrafia, Doces Finos, Culinária Paraense e Bolos artísticos.

Segundo a coordenadora geral do Fundo Ver-o-Sol, Maria de Belém Batista Pereira, o objetivo da entidade é incentivar o empreendedorismo por meio dos cursos de capacitação e o microcrédito, que estimulam os pequenos negócios. “O Fundo Ver-o-Sol é uma entidade moderna, que capacita e empresta recursos para que os microempreendedores possam crescer. Temos as menores taxas de juros do mercado, não cobramos Taxa de Abertura de Contrato (TAC) nem Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Isso nos torna uma verdadeira instituição de solidariedade focada no crescimento dos nossos clientes”, explicou.

Taxas de juros são diferenciadas para cada modalidade de tomador. Para feirantes e pessoas oriundas de programas de transferência de renda, a taxa é de 0,60%. Para empreendedores iniciantes, 0,90%. Os demais 1,5%. Para se ter uma ideia, em geral os juros que os bancos cobram ficam, em média, entre 4,5% e 7% ao mês. E os juros do cartão de crédito giram em torno de 12% ao mês.

Empreendedor de Sucesso

O título de “Empreendedor de Sucesso” é uma homenagem que dá visibilidade, valoriza e incentiva os microempreendedores a buscarem a expansão do negócio. Dos critérios utilizados os principais são pontualidade no pagamento, correta aplicação do recurso e expansão do negócio.

Dados do setor de crédito apontam que 52% dos tomadores de empréstimos são do sexo feminino.  Não é à toa que, dos cinco homenageados com o título, quatro são mulheres. Entre as “Empreendedoras” está a costureira Rosa Maria Modesto de Oliveira, de 57 anos. Ela pegou cinco empréstimos. Conseguiu investir em maquinário e no atelier de costura, localizado no bairro de Canudos, que fatura em entre R$ 5 e R$ 7 mil, podendo chegar a R$ 10 mil em dezembro. “Nunca pensei em receber um título como esse porque o dia a dia é tão difícil e eu fico verdadeiramente honrada em recebê-lo. Foram várias noites trabalhando até o dia amanhecer e eu sinto cada vez mais que tudo valeu à pena”, disse.

A também Empreendedora Maria do Socorro Pantoja, de 58 anos, é uma guerreira da Feira da 25, no bairro do Marco, com a venda de refeições. O faturamento médio dela é de R$ 15 mil. “Fiz vários cursos no Ver-o-Sol. O último que participei foi o de informática para me ajudar a gerenciar o meu negócio”, contou.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, aproveitou o momento para incentivar e parabenizar os alunos e empreendedores a continuarem investindo em educação. “Só com o conhecimento é possível expandir. Nosso objetivo é dar oportunidades por meio dos cursos e do microcrédito. Parabenizo por mais essa importante conquista de hoje”, finalizou o prefeito.

• 53732_136816 (3)
  • Students using a computer