Coordenação Geral do Fundo Ver-O-Sol – Ver-o-Sol

Coordenação Geral do Fundo Ver-O-Sol

MENSAGEM INSTITUCIONAL

O Fundo Municipal de Solidariedade para Geração de Emprego e Renda-Ver-O-Sol, foi instituído pela Lei Complementar nº 01 de 20 de Outubro de 1997, a qual passou por reformulação através das Leis Complementares nº 003, de 22 de junho de 2005 e nº 006, de 29 de dezembro de 2005.

O fomento de atividades produtivas através do Microcrédito no Município de Belém, entre seus Distritos e Ilhas, e a Capacitação Profissional dos nossos cidadãos e cidadãs de Belém são os principais pilares da gestão deste Fundo Municipal de Solidariedade para Geração de Emprego e Renda – Ver-O-Sol, o qual está ligado ao Gabinete do Prefeito, com destaque para a visão norteadora do nosso Prefeito, Excelentíssimo Dr. Zenaldo Coutinho, fundamentada pelo compromisso firme no combate à pobreza, na inclusão social e melhoria na qualidade de vida da população de Belém.

Deve-se destacar também a atuação da equipe do Fundo Ver-O-Sol na área da Segurança Alimentar, através da gestão do nosso Restaurante Popular Desembargador Paulo Frota, que funciona no imóvel localizado na Rua Aristides Lobo, nº 290, bairro Campina, município de Belém, em conformidade com a legislação vigente. Atualmente são servidas 1.200 refeições diariamente (de segunda a sexta-feira) , de 11h às 14h, ao custo de R$ 2,00 (dois reais) para o usuário, e subsídio de R$ 5,70 (cinco reais e setenta centavos) arcado pela Prefeitura Municipal de Belém. Mensalmente, tivemos a media de 26.400 pessoas atendidas, perfazendo o quantitativo de 316.800 pessoas alimentadas no ano de 2018. Pesquisa de satisfação in-loco realizada pelo Fundo Ver-O-Sol (mês base setembro/2017) apontou que 41,70% dos usuários são microempreendedores, classificados entre feirantes, trabalhadores autônomos e ambulantes, que atuam na área central e entorno do comércio de Belém. Também foi apontado que 24,10% dos usuários são trabalhadores vinculados ao mercado de trabalho do pequeno negócio (funcionários), e 37% dos usuários do serviço de alimentação oferecido pela Prefeitura de Belém possuem renda familiar menor que 01 salário mínimo, e 39% dos entrevistados ganham entre 01 e 03 salários mínimos.

Cabe destacarmos a visão estratégica implantada por nosso Prefeito Zenaldo Coutinho para que a gestão municipal atue no enfrentamento da violência letal na região metropolitana de Belém. Dessa forma, foram estabelecidas as bases do programa Aliança pela Paz, que é um pacto interinstitucional, sob liderança da Prefeitura Municipal de Belém e co-responsabilização de poderes constituídos e organizações da sociedade civil, nos diferentes níveis federativos, para o enfrentamento da violência letal, que tanto aflige famílias, instituições civis e religiosas e nossa sociedade, como um todo.

Neste contexto, e conjuntamente com todos demais órgãos da Prefeitura de Belém, a equipe do Fundo Ver-O-Sol vem atuando com firme compromisso no combate à redução da pobreza e da exclusão social, com enfoque no incentivo à inserção dos munícipes no mercado de trabalho, visando impulsionar a geração de emprego e renda, para ampliar o crescimento econômico do Município de Belém, e, sobretudo, desenvolver a melhoria da qualidade de vida da população de Belém.

 

Kadmiel Pacífico da Costa

Coordenador Geral do Fundo Ver-o-Sol